A ficha caiu

Você já me ouviu falar em GTD. Na busca incessante por um sistema que me ajudasse a ser mais organizada e a ter mais consistência nos meus projetos, para não ficar pulando de um para outro sem rumo e foco (crença que finalmente estou quebrando em 2021), eu encontrei no GTD, entre 2017/2018 a minha…

Como a Madonna

Uma vez eu vi uma história sobre a Madonna e sobre como ela, no início da carreira, desejava ser dançarina, e não cantora. Devem existir tantas histórias assim quanto existem pessoas no mundo: você mira em A, e na verdade B é que se torna o “seu negócio”. Seja porque você descobriu que é bom…

Efeito Quico

Preparar, preparar, preparar. A necessidade de acertar de primeira, de fazer um projeto original e irretocável, é um ideal que gera paralisia e uma autocobrança intransponível. Eu costumo chamar esse modus operandi de “Efeito Quico”, em referência ao famoso personagem do Chaves. Você se lembra, quando ele e o Chaves iam brincar de bola, e…

Os Clássicos

Terminei o livro O Seminarista, de Bernardo Guimarães, o mesmo autor de A Escrava Isaura. Já tem um tempo que eu queria colocar na rotina ler livros clássicos, especialmente os brasileiros, porque me causava incômodo pensar que li poucos livros desse nicho depois que passei do período escolar.  No breve comentário que fiz no Skoob, mencionei que…

Um soneto por dia

Preparei esse post para sair em 1º de agosto: “chegou agosto de 2020, e o que você fez?”, pensei eu. Deixei o texto nos rascunhos, e agora me dei conta de que já terminou o mês que é considerado um dos mais longos do ano.Pra pergunta acima, acredito que muitos responderiam de pronto: NADA. Passaram-se…

Competitividade sadia para leitores lentos

Competitividade nunca foi uma palavra habitual no meu vocabulário. Sempre comentei com as pessoas que gostava de natação porque era um esporte “solitário”, que não dependia de ninguém além de mim, e que me poupava de todo aquele stress da cobrança do time (quem passou pelas olimpíadas escolares vai entender). Eu nem conhecia o Coringa,…

3 milhões de cliques

Três milhões de cliques. Essa é a vida útil do mouse que comprei recentemente, de acordo com as informações na embalagem. Antes da quarentena do COVID-19, eu não me lembro de outra vez em que precisei comprar um mouse, então pode ser que ele deu defeito porque já estivesse velho mesmo. Mas gosto mais de…

O Caminho do Artista (e do não artista)

Um dos meus livros favoritos, pela sensação de conforto e estímulo que me traz, é o livro O Caminho do Artista, de Julia Cameron. No final dos anos 70, a norteamericana já havia uma consolidada carreira como escritora, dramaturga, e compositora, mas uma mudança nos seus hábitos e estilo de vida a forçou a ressignificar…

Sobre o blog

Todo mundo sabe que vivemos na era da sobrecarga da informação: são muitos links e livros para ler, notificações de aplicativos subindo na tela, fora os inúmeros canais, filmes e séries pra assistir.Na contramão dessa enxurrada de conteúdos, consegui montar uma carteira com 3 ou 4 blogs favoritos: são páginas que eu visito regularmente para…